SCS lidera em áreas contaminadas sem recuperação ambiental

Na foto: Posto de gasolina de São Caetano após explosão em 2009.

Dos 32 locais contaminados em São Caetano, 46,8% (quase a metade) não passa por nenhum plano para recuperação ambiental, aponta o mais recente inventário da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O problema está concentrado nos postos de combustíveis que não contam com armazenamento adequado dos líquidos, informa o jornal Metro ABC. Se prefeitura e proprietários não investem maciçamente em ações para livrar o solo dessas substâncias nocivas, como é o caso de São Caetano, põem em risco as águas subterrâneas da cidade que servem para consumo humano. “Além de causar danos ao meio ambiente, esses elementos em contato com a água são tóxicos à saúde humana”, explica a vigilante sanitária Patrícia Gomes.

Em todo o Estado de São Paulo foram localizadas 4.131 áreas acometidas por contaminações. Destes, quase 78% são postos de combustíveis (3.217) e pouco mais de 22% são outros tipos de empreendimentos (914).

A maioria das substâncias contaminantes é de combustíveis líquidos e solventes aromáticos. “Boa parte dos postos são anteriores às legislações ambientais ou tem equipamentos e tanques antigos”, explica o consultor ambiental, Alex Gruppa. “Além disso, tratar uma contaminação é processo muito oneroso”, completa.

Alguns estabelecimentos mantêm programas de monitoramento para não agravar a situação, mas são ações que não servem para recuperar a área.

Lembramos também que em São Caetano está localizada uma das 10 áreas contaminadas críticas do Estado, as Indústrias Reunidas Matarazzo, que até hoje, mais de 20 anos depois de seu fechamento, permanece sem recuperação. A culpa é da empresa que assumiu o terreno, a Sunset, que nunca dá as caras para assumir a responsabilidade que tem em recuperar o solo contaminado de mercúrio.  Falta também vontade política para a prefeitura criar instrumentos mais efetivos de cobrança da recuperação de áreas degradadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s