ONDE ESTÃO OS BUEIROS DE SÃO CAETANO?

Na foto, Av.Goiás, próximo ao Externato Santo Antônio, inundada no começo de Março deste ano.

Todo mundo sabe que os bueiros, ou as bocas de lobo, são essenciais para a drenagem urbana, ajudando a escoar a água das chuvas que não pode mais ser absorvida pela terra devido à impermeabilização do solo na zona urbana, e impedindo as enchentes. É um absurdo o fato de uma cidade como São Caetano, que tem um orçamento de de quase 1 bilhão de reais por ano, não investir nesse tipo de infraestrutura. Mostra a negligencia da prefeitura com os constantes problemas de alagamento nas ruas e avenidas da cidade. É só cair uma chuvinha e pronto, o caos está instalado.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou recentemente que São Caetano é a segunda cidade com menos bueiros no Grande ABC, perde por pouco para Rio Grande da Serra. Enquanto no Grande ABC 47,7% das residências estão longe das bocas de lobo, em São Caetano 62,8% não têm esse instrumento indispensável para a drenagem urbana, o equivalente a 31.743 mil dos domicílios. A diferença é gritante!

Considere agora que o melhor índice do ABC foi registrado em São Bernardo (apenas 44% dos domicílios sem bueiros próximos) e que São Caetano está pior que a média no Estado e do Brasil, respectivamente com 54,5% e 59,8% das moradias longe dos bueiros. Decepcionante para uma cidade que se a administração vende como “de primeiro mundo”, não?

Acrescente a esses dados um ponto importante abordado pela especialista em planejamento urbano e regional da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) Silvia Passarelli: a falta de manutenção desses espaços por parte das prefeituras. “De nada adianta haver bueiro se ele está cheio de lixo”. Será que a prefeitura de São Caetano está cuidando das poucas bocas de lobo que tem? Ao invés de gastar com firulas e propaganda, a prefeitura deveria investir em melhorias realmente necessárias e permanentes para a cidade, que beneficiariam todos os cidadãos. Queremos que São Caetano seja uma cidade modelo, mas para chegar lá é preciso resolver os problemas estruturais como esse pela raiz.

Anúncios

4 Respostas para “ONDE ESTÃO OS BUEIROS DE SÃO CAETANO?

  1. Realmente a falta de manutenção é evidente, entretanto precisamos lembrar que se o povo não contribuir, evitando jogar uma simples bituca de cigarro no chão, um saco plástico, um papel de bala, etc…Não tem equipe de manutenção preventiva que dê certo.Se eu estiver errado podem me criticar, mas se acham que tenho razão por favor deem também sua opinião e façam suas críticas construtivas, pois longe de mim querer criticar de forma destrutiva esta cidade que tanto amo e admiro.
    OBS.: Não sou e nem pretendo ser político…

    • Com certeza o lixo jogado nas ruas é um problema, mas mesmo assim, mesmo que todos jogassem o lixo nas lixeiras, ainda teríamos esse problema.

      A falta de manutenção (os bueiros acumulam terra, arreia, e outros objetos carregados acidentalmente pelas chuvas) e o número insuficientes de bueiros são o calcanhar de aquiles do manejo das águas pluviais na cidade. Assim, temos enchentes desnecessárias em lugares injustificáveis. Veja o vídeo:

      Veja esta matéria e o vídeo, de março deste ano:

      https://ocdoabc.com.br/2012/03/11/chuva-provoca-alagamento-na-avenida-goias/

      Thiago Cavallini – Editor

  2. UM MORADOR ABENÇOADO DA RUA JOSE SALUSTIANO SANTANA, PASSOU POR CIMA DO BOEIRO NA FRENTE DO NR. 362 E QUEBROU O FERRO AO MEIO…O BURACO ESTA TOTALMENTE ABERTO.
    NOS…MORADORES COLOCAMOS UMA MADEIRA PARA NÃO CAIR NEM RODA DE CARRO
    NEM CRIANÇAS….POR FAVOR….ALGUEM PODE MANDAR ARRUMAR URGENTE!!!

    • Que absurdo, Lia! Realmente é inaceitável que em uma cidade como São Caetano não consiga responder esse tipo de problema de forma rápida. Pra gente ver como essa cidade precisa mudar sua administração e câmara!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s