ABC gasta tempo absurdo para ir ao trabalho

É isso mesmo! Uma pesquisa feita pelo IBGE na região do ABC mostra que 35% dos moradores daqui, mais de 339 mil pessoas, levam uma hora no trânsito para chegar ao trabalho. Para outros 19%, mais de 189 mil trabalhadores das sete cidades, a realidade é ainda mais absurda: eles levam duas horas por dia na viagem até o trabalho.

De acordo com especialistas, o ideal seria que o trajeto entre a casa e o trabalho fosse feito em apenas 15 minutos na ida e outros 15 na volta. Isso corresponderia a 10 horas acumuladas de percurso por mês, para quem trabalha de segunda a sexta-feira. No entanto, se a pessoa leva 2 horas para chegar ao trabalho, o acúmulo do percurso por mês é de 80 horas – é como se tivesse 10 dias de trabalho a mais!

No entanto, parece que as soluções estão longe de acontecer com a administração atual nas cidades do ABC. O poder público não quer saber de menos carros nas ruas, ainda mais em uma região com forte influência da indústria automobilística. Pelo contrário, estimulam as vendas! E quando o problema com o trânsito parece incontornável, querem aplicar medidas paliativas, como o rodízio. Mas com a quantidade de veículos crescendo nas ruas, essas políticas de restrição não fazem efeito. São medidas que não melhoram nem estimulam o uso de transporte público. É como tapar o sol com a peneira!

Para que o cidadão leve menos tempo para chegar ao trabalho, precisa haver melhorias drásticas no transporte público e na integração de todos os meios, para que a pessoa possa abrir mão do carro. Para isso, as cidades precisam investir em estacionamentos subsidiados perto das estações de trem e metrô, em ciclovias, em mais linhas de ônibus, no barateamento, na expansão e melhoria da qualidade do transporte público em geral. E, claro, não podemos abrir mão de melhorias na fluidez do trânsito, com um sistema de semáforos mais eficaz e inteligente, e com uma fiscalização maior das vias para que carros não fiquem estacionados em áreas proibidas, por exemplo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s