Queremos wi-fi gratuito em São Caetano!

Um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que São Caetano é a cidade brasileira com o maior índice de acesso a internet em casa, com 69% dos domicílios conectados. A explicação para a quantidade de computadores na cidade é econômica e está ligada ao processo de concentração de riqueza na região, mais intenso nos últimos 20 anos.

No entanto, não basta que computadores caiam de paraquedas na vida das pessoas. Se navegar na internet é preciso, que seja um instrumento de cidadania fora dos domicílios também!

Mas o que vemos no espaço público de São Caetano, é uma inclusão digital ínfima. Isso porque a administração da cidade não investe em conexão de internet sem fio gratuita (Wi-Fi), o que tornaria as ruas, avenidas, praças, parques, teatros e demais equipamentos públicos em espaços de conectividade.

Se até a Rocinha (RJ) tem Wi-Fi livre, por que São Caetano não segue o exemplo? Isso com certeza contribuiria para uma cidade com 100% de inclusão digital. Esse tipo de infraestrutura promove o vínculo social, democratizando o acesso à informação. Através do acesso à internet, aliada a outras ações para uma verdadeira “cidade digital”, o morador de São Caetano teria mais facilidades no dia a dia, como marcar uma consulta nos hospitais e ter acesso aos documentos da prefeitura. Já o poder público teria condições de produzir dados para a gestão do espaço, aquecer as atividades políticas, culturais e econômicas e reforçar a dimensão pública. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s