Bicicletas elétricas: uma boa alternativa?

O C do ABC é a favor de meios alternativos de transporte e defende a criação de ciclovias com esse propósito (e não só para o lazer). Todo mundo pensa na bicicleta tradicional nessas horas, mas alguém se lembra das bicicletas elétricas? Além de uma alternativa menos cansativa do que a bicicleta tradicional, a versão elétrica alivia os estacionamentos por ocupar menos espaço que os carros e agride menos o meio ambiente do que as motos, que precisam de combustível e emitem gases poluentes. As bicicletas elétricas também representam a diminuição significativa do fluxo de trânsito, incentivam as pessoas a usarem mais as bicicletas e favorecem um investimento maior na malha de ciclovias, pelo aumento da demanda.

O novo modelo de transporte alternativo é movido à bateria e tem autonomia de até 40 km. Ela pode ser recarregada na própria bicicleta, ou ser tirada para carregar em casa, o que demora em média 5 horas. Chama atenção a quantidade de travas dessas bicicletas: para as rodas, para o alarme e para a própria bateria, o que garante uma segurança maior.  A “magrela elétrica” tem outros diferenciais: pode ser pedalada normalmente, para quem gosta do esporte, ou acelerada, para quem não quer chegar desalinhado no trabalho.

E a regulamentação?

O uso das bikes elétricas só tem crescido nos últimos anos, o que levou o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a regulamentar a utilização desse importante meio de transporte em todo o País, sem ferir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A expectativa é de que as novas regras permitam que os veículos trafeguem em ciclovias e que seus condutores não precisem de habilitação específica, sem o risco de serem abordados por agentes da Lei Seca, como aconteceu com um ciclista no Rio, no final do mês de abril.

O debate sobre a mobilidade urbana e a sustentabilidade sensibilizou a direção do Denatran para a aprovação de uma nova regulamentação, que deve entrar em vigor antes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Anúncios

Uma resposta para “Bicicletas elétricas: uma boa alternativa?

  1. ENFIM o DENATRAN vai regulamentar as Bikes Elétricas. E, se for de bom senso, para favorecer o meio ambiente e solucionar o transito caótico das grandes cidades, Vai legislar de forma a Estimular o seu Uso sem criar Barreiras, pois sabemos, mais cedo ou mais tarde, teremos uma. Eu já circulo e as revendo em Curitiba para o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s