O que São Caetano pode aprender com Copenhague

Copenhague, capital da Dinamarca, tem 88 km2 e a bicicleta é considerado um transporte público, e ainda é gratuito. Ela é usada principalmente por turistas, já que 95% dos moradores da cidade possuem bicicleta.

São Caetano tem 15 km2 e o principal transporte de seus moradores é o carro. É aqui que se concentra o maior número de carros por habitante do Brasil. Estatisticamente, é como se todos com capacidade para dirigir na cidade tivessem carro.

A prefeitura de Copenhague faz questão de garantir o espaço da bicicleta na cidade. É economicamente melhor. As ciclovias são mais baratas, fazem com que as pessoas se exercitem e não emitem poluentes, diminuindo os gastos com saúde pública. A cidade ganha o equivalente a R$ 0,40 por quilômetro percorrido por uma bicicleta e perde o equivalente a R$ 0,20 por quilômetro percorrido por um carro.

A prefeitura de São Caetano ignora a bicicleta como meio de transporte (a cidade só tem ciclovias para o lazer, bem precárias) e estimula a compra e o uso do carro. Um carro emite poluentes (o que causa danos de saúde pública), gera mais acidentes e precisa de uma manutenção mais cara na infraestrutura.

O mais importante é que a bicicleta é parte da solução para o trânsito, como mostra o vídeo do Cidades para Pessoas. A administração de São Caetano tem que se convencer disso de uma vez por todas.

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