Trabalhadores do ABC levam mais de 2 horas no trânsito

A notícia é do Diário do Grande ABC. Cerca de 22% dos moradores do Grande ABC que trabalham em outros municípios gastam, em média, duas horas ou mais para ir e voltar do trabalho todos os dias. A rotina é enfrentada atualmente por 214.802 pessoas que moram na região.

O levantamento é parte do Censo 2010 que foi divulgada na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em São Caetano, 9.399 trabalhadores (15,7%) se encaixam no grupo.

Análise – Os dados não surpreendem especialistas, que comumente defendem medidas para diminuir o transtorno de motoristas e passageiros no trânsito caótico das metrópoles: a criação de corredores exclusivos para circulação de ônibus, faróis inteligentes, maior investimento no transporte público, como criação de trens e linhas de metrô, e a viabilização de transportes alternativos como a bicicleta como opção.

A maior parte dessas medidas faltam no grande ABC e inclusive em São Caetano, fato que faz com que as duas horas enfrentadas hoje, amanhã possam ser duras horas e meia, três, quatro…

Anúncios

3 Respostas para “Trabalhadores do ABC levam mais de 2 horas no trânsito

  1. Em São Caetano pelo menos tem trem… Em São Bernardo nem isso. O melhor transporte que temos é o trólebus. E não param de construir prédios e mais prédios… Não sei aonde vai caber tanta gente e tanto carro… Sem comentários.

  2. Realmente é péssimo. Faço deslocamento para Centro de São Paulo todo santo dia. O problema nem chega ser a ida, pois saio antes das 6h30.

    Porém não existe via alternativa. A Avenida Presidente Wilson é um convite a destruição do seu carro. A Av. do Estado mesmo com o veto dos caminhões (aquele que o Kassab fez e sofremos com falta de combustível) não melhorou NADA.

    O trem? Descer no Brás e realizar baldeação para linha Coral que vem literalmente abarrotada para descer na Luz? Chega né! (mas ali o pior problema é a educação do povo).

    Não vejo solução. Mas os prédios não param de “nascer” em São Caetano aumentando o número de pessoas desta gigante cidade, considerando que hoje quase todo mundo possui carro…

    Apocalipse Now?

    • Pois é, Bruno. A cidade cresce de forma desordenada e o poder público não faz sua parte.

      Na grande São Paulo, tem que se pensar regionalmente, os problemas e as soluções ultrapassam as fronteiras das cidades. Precisamos pensar como se a região fosse um organismo complexo. Em Curitiba, por exemplo, uma das poucas cidades que tiveram um planejamento mais incisivo, o arquiteto idealizador do projeto urbanístico, Jaime Lerner, diz que a cidade é uma estrutura de vida, trabalho e movimento, tudo junto. Todas as vezes que separamos as funções de uma cidade não acontece coisa boa. Esse pensamento se aplica aqui, em escala maior.

      Se não conseguimos a curto prazo fazer com que os trabalhos fiquem perto de onde moramos, temos que melhorar drasticamente a estrutura de transporte urbano. Parece missão impossível, mas não é. Não tem solução mágica, é só ter vontade política e colocar em prática um, dos centenas de planos urbanísticos que estão aí.

      E o que esses planos, em sua grande maioria falam? Tem que investir em TODOS os meios de transporte ao mesmo tempo, sem desprezar nenhum e integrando eles. Bicicleta, deslocamentos a pé, ônibus, metrô, trem e carro. Não seria interessante para alguém que mora na Santa Paula, por exemplo, poder ir de bicicleta até a estação de trem ou ter um ônibus na Av. Goiás rápido e eficiente para levá-lo até a estação Tamanduateí do Metro? Poder ir de carro até a estação e ter lugar para deixá-lo o dia todo? Usar um trem/metrô que não vai quebrar ou ficar “andando com velocidade reduzida” ou mesmo estar desumanamente abarrotado de pessoas? Enfim, poderíamos falar muito desse assunto ainda, mas o recado é esse: mais opções de transporte e mais integração entre eles.

      Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s