Apenas 1% de todo o lixo produzido no ABC é encaminhado para cooperativas de reciclagem

Exatamente! É inegável o desperdício de potencial de trabalho humano, de empregos que poderiam ser gerados com o apoio e estímulo ao desenvolvimento destas cooperativas, isso sem falar, é claro, no bem ambiental. 

Segundo informa o jornal Repórter Diário, os municípios do ABC agora correm atrás, investem em ações de destinação final do lixo para conseguir se enquadrar no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010,  que obriga as cidades encaminharem aos aterros sanitários apenas rejeitos, a parte do lixo que não tem como ser reciclada ou reaproveitada. 

Veja que a grande questão aí é a coleta seletiva. Lixo certo encaminhado para o lugar certo (e não para outro município, como é o caso de São Caetano que envia seu lixo para Mauá, mas enfim…)

Falando de São Caetano e coleta seletiva…

Atualmente, no município, a coleta seletiva atende seis dos 15 bairros da cidade, são eles: Santo Antonio, Jardim São Caetano, Vila São José, Mauá, Cerâmica e Santa Paula.

São Caetano agora tenta a contratação de Cooperativa de Catadores, para operar numa usina de reciclagem.

Mas vejam, hoje o município coleta diariamente cerca de 165 toneladas de lixo orgânico e apenas 1% do total é reciclado.

Anúncios

3 Respostas para “Apenas 1% de todo o lixo produzido no ABC é encaminhado para cooperativas de reciclagem

  1. Pois é, tiraram os coletores de lixo reciclável aqui em frente ao fórum já vai fazer um ano e não implantaram nenhum outro tipo de coleta seletiva aqui no bairro. Em vez de andar pra frente, a gente tá é voltando pra trás. Cidade modelo? Só pra Inglês ver… Lamentável, pra não dizer outra coisa.

  2. É verdade! Recentemente vários coletores de lixo sumiram da cidade de São Caetano… em plena epoca de eleição! … algo estranho no ar: seria um superfaturamento em vista??

    • Regiane, aqui na Barcelona os coletores de lixo reciclável também sumiram. O que temos agora é uma coleta seletiva feita uma (1) vez por semana. Queria que o idealizador do projeto guardasse uma caixa de leite por uma semana em casa… Queremos coleta seletiva em dias alternados com a coleta comum E a volta dos coletores onde as pessoas possam levar seu lixo voluntariamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s