De 0 a 10, educação no ABC segue com nota 2 – Governo de SP vê “avanços”…

O ABC vai bem, né? Então o que dizer sobre isso? Piorou a qualidade de ensino nas escolas estaduais do Grande ABC. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Indesp) atribui nota de 0 a 10 para as unidades de ensino, medindo conhecimentos em Português e Matemática e aspectos como frequência e evasão. 

As médias dos sete municípios da região vêm caindo desde 2009. 

No Estado, as escolas de 9º ano do Ensino Fundamental tiveram leve melhora no ano passado em relação a 2010. As notas médias passaram de 2,52 para 2,57 (?!?!?). Na região, apenas três cidades, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires, superaram esses índices. 

No Ensino Médio, houve recuo da média estadual, de 1,81 para 1,78. Mais uma vez, três municípios obtiveram resultados melhores: Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires, mesmo assim, note que estar com uma nota perto de 2 numa escala que vai de 0 a 10 é algo extremamente ruim. Ridículo, eu diria! É melhora, sim, mas, convenhamos, longe de ser comemorada. 

Vejam, a melhor escola da região no Ensino Médio está em São Caetano: EE Professora Maria da Conceição Moura Branco, com índice 3,42 (de 0 a 10!!!!!). No Fundamental, a melhor foi a Professora Neusa Figueiredo Marçal, de São Bernardo (nota 4,6) (!!!!). 

Além de servir como termômetro da Educação, o Idesp também estabelece metas para cada escola, em cada ano. Em média, 70% das escolas do Grande ABC registraram desempenho abaixo da meta traçada pela avaliação para 2011. 

O mesmo de sempre…

Segundo o jornal Diário Regional, para especialistas, os números refletem os problemas como desvalorização dos professores, falta de investimento em capacitação e infraestrutura inadequada. 

Na região, foram avaliadas 236 escolas no ensino Fundamental e 214 no Médio. No primeiro grupo, 69% das unidades não alcançaram a meta traçada para 2011; no segundo, 72%. 

Riam disso, por favor…

Em nota, o Estado apontou que “o avanço dos dados globais do Idesp mostra que a Educação está no caminho da melhoria da qualidade…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s