Número de leitores no Brasil diminui; 75% nunca entrou em uma biblioteca

Mais uma informação preocupante. A nota foi dada pela Radioagência NP. Repasso aqui para todos de modo que o assunto vire pauta e posso ser debatido em âmbito municipal.

***

Somente 50% dos brasileiros têm o hábito da leitura. A informação consta na terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apresentada na Câmara dos Deputados. Em 2007, o percentual de leitores no país era de 55%. O estudo também mostrou que aproximadamente 75% da população brasileira nunca entrou em uma biblioteca.

Em números, o brasileiro lê, em média, 2,1 livros por ano.  Foram considerados como leitores os entrevistados que leram pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O estudo foi realizado nos meses de junho e julho do último ano. Pouco mais de 5 mil pessoas foram ouvidas em 315 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 1,4%.

Os principais motivos que mantêm leitores longe de livros são falta de tempo (53%) e desinteresse (30%).  Na maioria dos casos, 93%, a leitura é feita em casa. Apenas 12% afirmaram que praticam o hábito dentro de uma biblioteca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s