Qualidade do ar em São Caetano e Região não vai tão bem, obrigado!

Um dado interessante. A inspeção veicular pode reduzir a emissão de poluentes no ar em até 30% na região do ABC. A matéria veiculada pelo Repórter Diário traz as consequências do que seria a aplicação de meios alternativos de locomação, conscietização de motoristas e de uma outra série de políticas afirmativas para São Caetano e região.

Vejam bem. De acordo com Marcelo Pereira Bales, gerente do Setor de Avaliação de Programas de Transporte da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), resultados baseados em experiências internacionais (referência USEPA – Agência Ambiental do Estados Unidos), indicam uma redução das emissões de poluentes na faixa entre 5% e 30% para hidrocarbonetos e monóxido de carbono e acima de 10% em óxidos de nitrogênio.

Os nossos carros…

Já João Carlos Mucciacito, mestre em Poluição do Ar e professor da Fundação Santo André, destaca que os veículos são a maior fonte de poluição do ar, e sugere o rodízio de automóveis e a inspeção veicular que deveria abranger todos os veículos, independentemente do ano, e inclusive motos.

Questionamentos

Definitivamente, o bom desse tipo de análise são as perguntas que ela geram quando comparamos o ideal com a realidade.

Como anda a infraestrutura para o transporte coletivo em São Caetano? Mais ainda… Há formas integração entre transporte coletivo (ônibus e trem), bicicleta e carro?
Sei que parece até utópico, coisa de “país desenvolvido”, pensar nesse tipo de coisa, mas gente… convenhamos… ISSO É BÁSICO! E SÃO CAETANO TEM SIM DINHEIRO PARA IMPLANTAR TAIS MEDIDAS.

Quanto à inspeção veicular, bom… O que mais desestimula as pessoas a fazer a inspeção é o seu custo. Qualidade do ar é uma questão de saúde pública. Agora, os governantes dessa cidade não podem deixar uma questão importante para o todo (saúde pública) a critério do discernimento e custo individual (eu, motorista, pago e faço a minha inspeção). As prefeituras teriam que arcar, pelo menos parcialmente, com o custo da inspeção. (penso, logo proponho)

Enfim… O assunto é polêmico, e claramente não pode permanecer no ponto em que está.

Opinem, moçada! Divulguem! Já que os gerentes da cidade não discutem, então façamos nós…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s